quinta-feira, setembro 24, 2009

Hora de decisões!

Todos sabem a minha clubite laranja, mesmo assim decidi dar a minha opinião!

Em primeiro lugar queria dizer-vos que Sócrates me desiludiu. Embora não tenha votado nele, acreditei que poderia cumprir pelo menos uma ou duas das suas promessas eleitorais, o que não se veio a verificar. Primeiro foram os 150mil empregos, e depois os impostos!

Acho interessante que se desculpe da crise, mas a crise mundial pouco ou nada afectou o nosso sector produtivo, excepto no sector automóvel!

O que comprávamos à 2 anos por 1 euro agora compramos por 0,90, logo quem manteve o trabalho deveria conseguir comprar mais. E digo deveria, porque acabou por não se colher o fruto devido ao aumento de impostos que deu cabo dessa margem!

Quanto aos 150mil empregos prometidos basta ver os números, e nem vou discutir isso.

Outro ponto que está em discussão ultimamente e do qual também me quero pronunciar é o TGV.

Acho que o país não deve ficar fora deste projecto, mas sou completamente contra a sua construção neste momento! Apesar dos apoios europeus serem aliciantes, o investimento nacional será tão grande que passaremos décadas a paga-lo. Não seria parte desse dinheiro melhor investido nos comboios suburbanos e até regionais, para nós portugueses ficarmos melhor servidos? Quantos de vós imagina gastar 200€ para ir a Madrid de TGV, quando pode lá chegar por menos dinheiro e em menos tempo de avião?

Acho que o projecto tem pernas sim senhor, mas não nesta altura onde a aviação comercial consegue grandes preços. Quando for seriamente penalizada por utilização de combustíveis fosseis e afins, aí o TGV vai bater-lhe o pé, mas até lá…

Segundo: Temos internamente um comboio que trabalha a 70% das suas capacidades na ligação Braga-Faro. Porque não criar condições para tirar partido do investimento já efectuado?

Um novo projecto é a Terceira Auto-Estrada Lisboa-Porto. Para mim esta auto estrada faz todo o sentido caso passe em Badajoz, Guarda, Mogadouro, Bragança, Chaves. Façam uma circunvalação, isso é que era de valor. Agora pintar o litoral do país com auto-estradas, e todas com as mesmas vistas, enfim!

O país anda há anos em crise profunda, em que só se pensa em projectos megalómanos, e esquecem-se de pequenos investimentos que poderiam trazer muito melhor qualidade de vida aos Portugueses! Trabalha-se para a Europa esquecendo que também nós somos europeus!


Agora decide-te!

Cumprimentos.

1 comentário:

N@SF disse...

Concordo em parte com tudo o que dizes... Como não tenho "clubite" nem dados técnicos que provem ou não a utilidade actual dos grandes investimentos públicos, não posso concordar totalmente contigo :P

Beijocas e vota em branco pois eles são todos iguais! :D