quarta-feira, setembro 09, 2015

Não são emigrantes ilegais... são refugiados e seres humanos!

Após as imagens da morte de Aylan que tantos escandalizou e que acabou por trazer a questão dos refugiados para a agenda mediática, eis que agora tantos se vem contra a receção/acolhimento de pessoas que fogem da Síria no nosso país.

Após o mundo em geral(e a europa em particular) ter andado a assobiar para o lado relativamente aos problemas vividos na Síria nos últimos meses, vê-se agora com este problema dos refugiados que morrem aqui a porta. Tornou-se um problema humanitário que exige forte intervenção.

Na minha opinião não poderemos virar as costas aos milhares de pessoas que veem na europa a sua oportunidade de sobreviver, como não podemos descurar uma intervenção na origem do problema e parar com a chacina de milhares e milhares de pessoas que ocorre atualmente na Síria.

São refugiados, não são emigrantes. O estatuto de refugiado implica que sejam reavaliadas periodicamente as condições do país de origem e assim que estejam reunidas as mínimas condições o refugiado deverá regressar ao seu país.

Mesmo não sendo todos "boa gente" é justo não lhes dar as condições mínimas? Vamos condenar a morte milhares de pessoas por considerarmos que algumas delas não serão "dos nossos"? Agora que se discute quantos virão para o nosso país é que começou o alarido?

Espero que a Europa esteja a preparar uma solução integrada que possa responder adequadamente a esta crise humanitária que normalmente estamos habituados a ver na TV.

Sem comentários: